sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Sorteio Liga dos Campeões – O “drama” do pote n.º3

GRUPO F
Manchester United
AS Roma
SPORTING
Dínamo Kiev

Grandes clubes!!! Grandes equipas!!! É a liga dos campeões!!!
Inevitável... Quem quer ser grande, tem que defrontar os melhores... O grupo F é um bom desafio para o Sporting... Eu acredito!!!
Força Sporting!!!

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Fim da Invencibilidade...
O Poder da Interpretação...

Segunda jornada... Jogo grande... Estádio do Dragão cheio... Jogo intenso, com domínio do Porto na 1ª parte e um Sporting com alguma supremacia no início da segunda... Eis que chega o momento do jogo! Bola disputada entre Postiga e Polga, e toque do último na direcção da baliza... Stojkovic, com todo o tempo do mundo, agarra o esférico... Pedro Proença marca livre indirecto em cima da linha de pequena área, lance do qual resulta o único golo da partida, que nem a boa reacção do Sporting conseguiu anular. Resultado: FC PORTO-SPORTING, 1-0 (Raul Meireles 53').
No momento em que me apercebo da marcação do livre, penso “não foi atraso, o Polga cortou a bola”, mas aceito a interpretação do árbitro... afinal não era mais do que isso... uma interpretação de uma lei de futebol, que ao que parece dá poderes totais ao árbitro, uma vez que, qualquer que fosse a decisão do mesmo, esta poderia ser considerada correcta... Marcou livre, logo interpretou o toque de Polga como um atraso; não marcou, logo interpretou o toque como um corte... o lance provocou várias opiniões diferentes. Vejamos alguns exemplos: Stojkovic considerou um corte, logo agarrou a bola; Postiga considerou um atraso e por isso levantou os braços mal se apercebeu que o guarda-redes ia agarrar o esférico, assim como Pedro Proença.
Daí as palavras sábias de Paulo Bento: “No momento que há o corte, que pode significar o atraso de bola de Polga, havendo dúvida, há que colocar a bola longe. Não podemos correr riscos. Não o fizemos e fomos penalizados”. Stojkovic (e considero esse o seu grande erro) correu o risco, perdeu o controlo da situação... e proporcionou ao árbitro o poder; o poder da interpretação/decisão...
E assim se acabou a invencibilidade!!!
O Futebol a sério está de volta!!!

E começa uma nova época futebolística... Para começar, nada melhor do que escrever do que mais gosto... O FUTEBOL...
O Sporting Clube de Portugal (o meu clube, desde sempre...) começa bem a época. Primeiro, vitória na Supertaça frente ao Futebol Clube do Porto (FC PORTO-SPORTING, 0-1 (Izmailov 75')), num jogo equilibrado e bem disputado, graças a alguma sorte (bolas no ferro e bola na mão de Tonel dentro da Área, que poderia ter sido sancionada com o pontapé de grande penalidade) e a um momento de inspiração de Ismailov... GOLAÇO!!! Segundo, goleada na abertura do campeonato, em Alvalade, frente à Académica (SPORTING-ACADÉMICA, 4-1 (Derlei 26', Liedson 44', Tonel 68', João Moutinho 88' gp; Gyanó 82')). Vitória convincente, com momentos de bom futebol, segundo a crítica (não tive possibilidade de ver o jogo).